segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Asteroide gigante, conforme já foi anunciado, passa 'perto' da Terra, nesta noite

Outro asteroide como esse só passará tão perto da Terra em 2027, de acordo com a Nasa
 
Um asteroide com cerca 500 metros de diâmetro vai passar perto da Terra na noite desta segunda-feira, de acordo com a Nasa. A agência espacial americana informou que o asteroide, batizado de 2004 BL86, não tem qualquer risco de colisão com nosso planeta.
Ele passará a cerca de 1,2 milhão de quilômetros da Terra, cerca de três vezes mais distante do que a Lua (a distância lunar é de 384.401 quilômetros). Outro astro como esse só passará tão perto da superfície da terrestre em 2027. A passagem será mais visível entre 23 horas desta segunda e 4 horas da madrugada de terça (no horário de Brasília) nas Américas, Europa e África. No entanto, será preciso ter um pequeno telescópio ou binóculo para observar sua trajetória.
"Embora não represente uma ameaça para a Terra num futuro próximo, trata-se de uma passagem relativamente próxima de um asteroide relativamente grande, o que nos proporciona uma oportunidade única para observar e aprender mais", disse em comunicado o astrônomo Don Yeomans, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena, nos Estados Unidos.
Descobertas — Os cientistas planejam mapear a superfície do asteroide com radares durante o sobrevoo, na esperança de aprender mais sobre o seu tamanho, a forma, a velocidade de rotação e outras características. "No momento, não sabemos quase nada sobre ele, portanto, é provável que haja surpresas”, declarou ao site SpaceWeather.com o astrônomo Lance Benner, do Laboratório de Propulsão a Jato.
O asteroide, que orbita o Sol a cada 1,84 ano, foi descoberto em 2004 pelo telescópio Linear (sigla em inglês para Lincoln Near-Earth Asteroid Research), localizado no Estado do Novo México, nos Estados Unidos.
Impacto — Atualmente, a Nasa rastreia mais de 11 000 asteroides em órbitas que passam relativamente perto da Terra. A agência espacial americana diz ter localizado mais de 95% dos maiores asteroides, aqueles com diâmetro de 900 metros ou mais, com órbitas próximas da Terra.
Um objeto desse tamanho atingiu o planeta há cerca de 65 milhões de anos no que hoje é a península de Yucatán, no México, provocando uma mudança climática global que se acredita tenha sido responsável pela extinção dos dinossauros e muitas outras formas de vida na Terra.
Dois anos atrás, um meteorito (pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra) relativamente pequeno explodiu na atmosfera sobre a cidade de Chelyabinsk, na Rússia, deixando mais de 1 500 pessoas feridas por estilhaços de vidro e destroços voando.
 Nesse mesmo dia, um outro asteroide não relacionado com ele passou a apenas 28.000 quilômetros da Terra, mais perto do que as redes de satélites de comunicação que cercam o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário