terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Cientistas descobrem o mais antigo sistema de planetas do tamanho da Terra

Representação artística da estrela Kepler-444 e seus cinco planetas
 
Um sistema com cinco planetas do tamanho da Terra foi encontrado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, na Inglaterra. O estudo foi publicado nesta terça-feira, no periódico Astrophysical Journal
Com dados do telescópio Kepler, da Nasa, os pesquisadores encontraram uma estrela semelhante ao Sol, Kepler-444, com cinco planetas ao seu redor, com tamanhos que variam entre Mercúrio e Vênus.
Essa estrela se formou há 11,2 bilhões de anos, quando o Universo tinha menos de 20% de sua idade atual. Este é, então, o sistema planetário com planetas de tamanho semelhante ao da Terra mais antigo conhecido até hoje.
Técnica — A equipe utilizou asterossismologia para realizar a descoberta, uma técnica que consiste em estudar as ressonâncias naturais da estrela hospedeira. Essas oscilações levam a minúsculas mudanças ou pulsações em seu brilho, que permitem aos pesquisadores medir seu diâmetro, massa e idade. 
Os planetas foram detectados por meio da oscilação da luz que ocorre quando eles atravessam a estrela. Essa pequena diminuição do brilho permite aos cientistas medir o tamanho dos planetas.
“Agora nós sabemos que planetas do tamanho da Terra se formaram durante a maior parte dos 13,8 bilhões de anos do Universo, o que possibilita a existência de vida anterior na galáxia”, afirma Tiago Campante, pesquisador da Universidade de Birmingham e principal autor do estudo. “Quando a Terra se formou, os planetas desse sistema já eram mais velhos do que o nosso planeta é hoje. Essa descoberta pode apontar o início do que nós podemos chamar de ‘a era da formação dos planetas’.”
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário