sexta-feira, 27 de março de 2015

As regiões que podem sofrer a próxima crise da água no Brasil

Vista aérea do Rio Atibainha, que abastece as represas do Sistema Cantareira, em São Paulo (Foto:  Victor Moriyama/Getty Images)
 
A situação do abastecimento de água em São Paulo é grave, mesmo com a chuva. Nesta quinta-feira, por exemplo, o Sistema Cantareira está com menos de 15% de sua capacidade total. Mas o pior de tudo é que São Paulo é regra, não a exceção: muitas regiões do Brasil estão vulneráveis à seca e podem sofrer, como os paulistas estão sofrendo, caso o clima não seja favorável nos próximos anos.
 
O mapa abaixo, feito pela Agência Nacional de Águas (ANA), mostra um cenário preocupante. Capitais do Sul e Sudeste, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba, enfrentam dificuldades tanto por falta de disponibilidade de água quanto pela qualidade - seus rios estão poluídos. No Sul do país, o maior problema é o excesso do uso de água para a irrigação, especialmente de plantações de arroz. No Nordeste, a seca no semiárido continua causando estragos e, em 2013, a região viveu sua pior seca em 50 anos.
Onde faltará água  (Foto: época )
  Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário