segunda-feira, 16 de março de 2015

EUA devolvem ao Iraque tesouros roubados durante ocupação

Escultura da cabeça do rei assírio Sargon II é exibida durante cerimônia de repatriação de itens culturais ao Iraque, em Washington, na segunda-feira (16) (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)
 
Os Estados Unidos devolveram ao Iraque, nesta segunda-feira (16), cerca de 60 objetos antigos, em sua maioria roubados durante a ocupação americana do país entre 2003 e 2011.
Os objetos serão expostos no Museu Nacional de Bagdá, reaberto no final de fevereiro, após permanecer fechado por 12 anos.
Louças de vidro, pontas de lança de bronze e machados apreendidos nos Estados Unidos foram expostos no consulado do Iraque em Washington antes de serem enviados para Bagdá. Entre as peças, está a extraordinária cabeça de um lamassu assírio, um touro com asas e cabeça de homem, que data de cerca do ano 700 a.C. O objeto está avaliado em pelo menos US$ 2 milhões.
A cabeça foi roubada de um palácio do rei Sargon II em Nínive, no norte do Iraque, onde os jihadistas do Estado Islâmico (EI) destruíram várias peças recentemente. Segundo a ONU, o Estado Islâmico está fazendo uma "limpeza cultural", destruindo restos da antiga Mesopotâmia, ou vendendo peças no mercado negro.
A urgência da situação acelerou o processo de restituição, explicou o embaixador iraquiano, Lukman Faily, celebrando que "o mundo inteiro está unido para proteger essa cultura".
O Museu Nacional iraquiano reabriu suas portas, após 12 anos de intensos esforços, graças à recuperação de mais de um terço das 15 mil peças roubadas.
 
Peças de artesanato em argila e facas são exibidas durante cerimônia de repatriação de itens culturais ao Iraque, em Washington, na segunda-feira (16) (Foto: Mark Wilson/Getty Images/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário