sábado, 20 de fevereiro de 2016

Arquipélago é atingido por maior ciclone já registrado no Hemisfério Sul

Imagem de satélite da Nasa mostra o ciclone Winston, que forçou população a evacuar suas casas
 Com ventos de até 220 km/h e rajadas de 315 km/h, Winston é o primeiro ciclone de categoria cinco a atingir as Ilhas Fiji
 
As Ilhas Fiji, no Sul do Oceano Pacífico, foram atingidas pelo mais intenso ciclone já registrado no Hemisfério Sul, neste sábado (20). Foram registradas evacuações em massa, o toque de recolher foi ativado e a população cobriu foi aconselhada a cobri suas janelas com cobertores para amenizar a tragédia.
A tempestade, a primeira de categoria cinco – o nível mais elevado – já registrada na região, atingiu a ilha principal de Viti Levu durante a noite, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC). Desde o início do dia, voos foram cancelados e os centros de evacuação, ativados.
 
Com ventos de até 220 km/h e rajadas de 315 km/h, o ciclone Winston levou a Diretoria Nacional de Gestão de Desastres a ativar 758 centros de evacuação na região, onde vivem cerca de 900 mil habitantes.
Pela manhã, o ciclone chegou a Vanua Levu. Há relatos de árvores caídas e telhados de casas arrancados. As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para o arquipélago, destino de férias popular entre australianos e neozelandeses.
O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa. Há uma semana o Winston afeta o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e seguido em direção a Fiji.
Ainda não havia levantamentos sobre os números da tragédia, como mortos, feridos e prejuízos estruturais, até a publicação desta notícia.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário