sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Vulcão Soputan entra em erupção na Indonésia

Divulgação Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
 
Um dos vulcões mais ativos do Japão entrou em erupção nesta sexta-feira, lançando para cima jatos de lava e uma enorme coluna de fumaça.
Canais de TV local mostraram as explosões laranjas no cume do Sakurajima, que eram acompanhadas de raios e de fumaça preta.
Segundo a Agência de Meteorologia japonesa, a erupção aconteceu na ilha de Kyushu, por volta de 7 horas da noite, horário local. O órgão proibiu a aproximação de qualquer pessoa dentro de um raio de dois quilômetros.
De acordo com Kazuhiro Ishihara, especialista da Universidade de Kyoto, rochas que foram expelidas da montanha podem cair até 2 quilômetros de distância do monte. Ainda assim, a explosão foi contida, tendo em vista o historio do Sakurajima.
O arquipélago japonês se encontra em cima do chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma cadeia de vulcões e falhas geológicas no solo do Oceano Pacífico. O país tem mais de 100 vulcões. Em 2014, a erupção do Monte Ontake matou 57 pessoas. Fonte: Associated Press

Um comentário: