quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Canadá e povos indígenas fecham acordo histórico para proteger ursos

Um urso-espírito da Great Bear Rainforest, na Columbia Britânica, costa oeste do Canadá (Foto: Jon Rawlinson/Wikimedia)
 
O governo da Columbia Britânica, província da costa oeste do Canadá, anunciou nesta semana, em cerimônia envolvendo povos indígenas e empresários, um acordo para proteger a Floresta do Grande Urso (The Great Bear Rainforest).
O acordo foi um esforço gigantesco de diplomacia. Ele levou mais de uma década para ficar pronto. Envolveu o governo da Columbia Britânica, em suas sucessivas administrações, as associações e empresas madeireiras da região, ambientalistas e cerca de 20 povos indígenas diferentes - no Canadá, os povos indígenas locais são chamados de First Nations (Primeiras Nações).
O acordo surgiu como uma tentativa de resolver uma disputa de terras envolvendo empresas de extração de madeira e povos indígenas. Em meados dos anos 2000, foram formadas coalizões entre os indígenas e entre as empresas madeireiras, e eles sentaram para negociar. O resultado demorou para sair, mas é o acordo anunciado nesta semana, que conta com a aprovação de todas as partes envolvidas. Segundo a rede de TV canadense CBC, por exemplo, ambientalistas classificaram o acordo como um "presente para o mundo", e representantes das empresas disseram que ele é "uma vitória para a indústria madeireira".
 
Daniel Cranmer e Andy Everson (esq. e centro), líderes das Primeiras Nações do Canadá, e a premiê da Columbia Britânia canadense Christy Clark, em cerimônia em Vancouver, Canadá. Eles firmaram um acordo para proteger a floresta dos ursos (Foto: Darryl Dyck/The Canadian Press via AP)
 
Pelo acordo, as empresas ficam proibidas de explorar madeira em 85% da floresta dos ursos. São 30 mil quilômetros quadrados protegidos, uma área equivalente ao Estado de Alagoas , incluindo regiões importantes para a fauna e flora e de importância religiosa e cultural para as Primeiras Nações. Na floresta restante (cerca de 5 mil quilômetros quadrados, ou o equivalente à área do Distrito Federal), a indústria madeireira poderá operar, seguindo regras de extração de madeira e desmate definidas no acordo.
O acordo vai evitar a emissão de gases de efeito estufa por desmatamento, protegerá a maior área de floresta temperada contínua no mundo, e manterá intacto o habitat de espécies como o urso-espírito, uma subespécie do urso negro que só existe no Canadá. Também é importante do ponto de vista social, consolidando o papel das Primeiras Nações em decisões políticas e econômicas que envolvem suas terras ancestrais.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário