quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Satélite do Faceboock explode em base espacial dos EUA

 
O equipamento foi destruído durante um teste de lançamento do foguete Falcon 9, que levaria o satélite à órbita.
Uma explosão destruiu nesta quinta-feira o foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida. A aeronave deveria decolar na madrugada de sábado do Centro Espacial Kennedy para levar ao espaço um satélite israelense contratado pelo Facebook.
A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma “anomalia” durante o teste resultou na perda tanto do foguete quanto do satélite de comunicações. De acordo com o jornal Orlando Sentinel, o lançamento seria o primeiro passo de um projeto lançado por Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, para levar internet a 14 países da África, que atualmente têm pouco acesso à conexão.
Um porta-voz da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral disse uma explosão “significativa” aconteceu pouco depois das 9h, no horário local (10h no Brasil), no Complexo de Lançamento 40, que é alugado pela SpaceX. “Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo ao episódio”, afirmou o porta-voz, Bryan Purtell.
Pessoas em prédios a quilômetros de distância do local escreveram nas redes sociais que sentiram a explosão e vídeos mostraram uma grande nuvem de fumaça preta no local. Autoridades locais afirmaram que os moradores da região não correm perigo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário