quarta-feira, 16 de junho de 2010

Contrato de "Belo Monte" antecipado...!

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deverá antecipar para agosto ou até mesmo para julho a assinatura do contrato de concessão da hidrelétrica de belo Monte, no rio Xingu (PA). Pelo cronograma da Aneel, o contrato seria assinado somente no dia 30 de setembro. A nova previsão oficial para a assinatura da concessão deverá ser 15 de setembro.
Conforme informou o superintendente de concessões e autorizações de geração da Aneel, o governo e o consórcio têm todo o interesse em encurtar os prazos. Ele explicou que, a partir de outubro, começa a se fechar a chamada "janela hidrológica do Rio Xingu". Isso significa que o nível do rio começará a subir, dificultando a execução das etapas iniciais da obra.
Será que já foram encontradas "soluções viáveis" para a população ribeirinha e os povos indígenas da região? Porque seria um impacto muito grande tirá-los de um lugar onde habitaram por milhares de anos  sem levar em conta sua relação cultural com a terra. A transferência dos povos indígenas seria muito ruim!!!
Fonte: J.Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário