sexta-feira, 18 de junho de 2010

O Piloto de ÓVNI

O brasileiro Marcelo da Luz, que começou há dois anos uma volta pelo continente americano a bordo de um carro solar, conquistou mais um feito. Acaba de rodar com sua própria máquina, o XOF1, pela estrada de gelo mais longa do mundo. Ele partiu de Ynuvik e foi até Tuktoyaktuk, duas cidades do Canadá perdidas na extensa planície de gelo do norte do continente americano.
O XFO1 resistiu ao clima inóspito e à baixa incidência de raios solares da região e percorreu cerca de 150 km. Agora, ele planeja sua chegada até o Brasil. A viagem é ambiciosa. Será preciso cortar todo o continente usando apenas a energia que vem do sol. Mas ele acha que vale o risco: o feito lhe ajudará a mostrar como é possível rodar por aí usando fontes de energia renovável e que emitem gás carbônico.
Seu carro já foi confundido com um ÓVNI pela polícia americana!!!
Em 1990 após deixar seu emprego em São Paulo, mudou-se para o Canadá para estudar inglês, e não voltou mais. Construiu seu carro durante 10 anos, movido a energia solar, que usa células especiais em seu revestimento para transformar a luz do Sol em energia elétrica para o motor.
Andando até à noite - na ausência de luz, a bateria do carro usa a energia acumulada de dia). Só não resiste a vários dias escuros consecutivos.
Fonte: Época online

Nenhum comentário:

Postar um comentário