domingo, 27 de junho de 2010

Mapa da Terra em 3D

Um satélite alemão foi lançado da Base Aérea de Baikonur, no Cazaquistão, na semana passada (21/06), com a missão de obter o mais preciso mapa tridimensional da Terra. Para isso, o TanDEM-X, com mais de 1,3 toneladas e 5m de comprimento, contará com outro satélite idêntico a ele, em órbita desde 2007, o TerraSAR-X.
Juntos, os dois radares vão medir a variação de altura em todos os 150 milhões de quilômetros quadrados de superfície da Terra, o que deverá demorar ao menos três anos: "Nosso objetivo é gerar um Modelo Digital de Terreno (MDT) com resolução e qualidade que não existem hoje", disse o representante da empresa Infoterra, GmbH - que tem os direitos comerciais exclusivos sobre os dados. Os radares vão emitir pulsos de micro-ondas contra a superfície do planeta. Ao medir o tempo que os sinais levam para retornar à sua fonte de origem, os instrumentos determinarão as diferenças de altitude.
Entre outros usos, um mapa em 3D do planeta poderá servir de auxílio a aviões militares em voos baixos e ajudar na avaliação de riscos de enchentes. (Fonte: R. Época) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário