sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Fenda" pode separar a África em duas partes

Pesquisadores afirmam que uma fenda de 60 km de comprimento se abriu na Etiópia em 2005, após a erupção do vulcão Dabbahu, na região de Afar e vem crescendo, desde então. O continente africano poderá ser dividido ao meio pelo aparecimento de um novo oceano em 10 milhões de anos, segundo o grupo de cientistas britânicos que monitoram as mudanças geológicas na região descreveram, durante uma conferência da Royal Society, em Londres.
Um monitoramento num período de apenas dez dias verificou a expansão da fenda em 8 metros, segundo o sismólogo da Universidade de Bristol. Os pesquisadores admitem que o processo acabará dividindo a África em duas, transformando parte da Etiópia e da Somália em uma grande ilha no Oceano Índico.
No lugar onde se encontra a fenda, apesar de ainda não ter água, está localizado abaixo do nível do mar, e o oceano está separado por apenas uma faixa de 20 metros de terra do território da Eritréia. Então esta terra cederá eventualmente, o mar entrará e começará a criar esse novo oceano.
Ainda, conforme os cientistas, com o tempo esse oceano crescerá até separar de vez a região do chamado "Chifre da África", do restante do continente, criando assim "uma África menor e uma ilha muito grande no Oceano Índico"!!!
Fonte: Globo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário