sábado, 12 de junho de 2010

"Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil"

Este ano o "Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil", celebrado hoje, será dedicado a chamar a atenção sobre a necessidade de medidas urgentes em nível nacional e internacional, para acelerar a erradicação do trabalho infantil. A data é registrada desde 2002, quando a Organização Internacional do Trabalho (OIT) decidiu chamar a atenção à importância da implementação das Convenções número 138, que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e número 182, que trata das piores formas de trabalho infantil.
Desta vez, com a coincidência de as mobilizações ocorrerem durante a Copa do Mundo da África do Sul, o tema escolhido para a campanha do braço das Nações Unidas (ONU) destinado ao Trabalho é "Marque um gol: erradique o trabalho infantil". O objetivo é eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2016, meta estipulada há um mês na Conferência Mundial contra o Trabalho Infantil, realizada em Haia, na Holanda. Em mais de 60 países a data será marcada por atividades promovidas por governos, empregadores e trabalhadores, ONU e ONGs.
Haverá debates, iniciativas dos meios de comunicação, campanhas de conscientização, eventos culturais e outras ações públicas, tudo em sintonia com o futebol. O Relatório Global sobre Trabalho Infantil aprovado em Haia diz que "Existem cerca de 215 milhões de crianças que devem trabalhar para sobreviver no mundo. A educação e os jogos são luxos para elas". O texto mostra (infelizmente), que os esforços mundiais para eliminar as piores formas de trabalho infantil estão perdendo força, e alerta que, a medida que sejam incrementados, o objetivo de 2016 não será alcançado.
Quer ajudar? Se você sabe de algum caso, primeiro passo é denunciar !!!
Fonte: J.C. do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário