quarta-feira, 9 de junho de 2010

Reator de Fusão Nuclear ameaçado...

Uma batalha financeira está em andamento na Europa em torno de um experimento científico de 16 bilhões de euros, ou US$ 21 bilhões, destinado a resolver o enigma da fusão nuclear comercialmente viável. A fusão é o mesmo processo que ocorre no Sol e na explosão de uma bomba H, e se for viabilizada em escala comercial representará uma alternativa mais barata, limpa e segura aos reatores atuais de fissão.
Muitos ambientalistas dizem que os custos do Reator Termonuclear Experimental Internacional (ITER) está fora de controle e que o dinheiro seria melhor investido em projetos para redução de emissões de carbono.
Os defensores do ITER dizem que ele tem o potencial de mudar o curso da história, e merece apoio irrestrito.
No centro da disputa, o sonho de dominar a fusão nuclear. Cientistas já demonstraram que o processo pode ser recriado em laboratório, mas até agora não houve demonstração em larga escala, nem a produção de mais energia do que a consumida no processo.
"Não devemos perder de vista os benefícios, potencialmente capazes de mudar o curso da história, do ITER", disse a comissária de pesquisas científicas da União Européia.
Pelo jeito, a polêmica vai muito longe...
No desenho, o esquema da câmara de contenção do combustível que será usado no ITER
Fonte: o Estadão


Nenhum comentário:

Postar um comentário