quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desmatamento faz malária explodir- sugere estudo feito no Acre

O desmatamento na Amazônia ajuda os mosquitos e pode fazer explodirem os casos de malária, afirmam pesquisadores dos EUA e do Brasil.
Eles observaram um aumento de 48% nos casos da doença no município de Mâncio Lima, no Acre, depois de um aumento de 4,3% na devastação.
Os resultados, publicados no "Emerging Infectious Diseases", mostram a ligação entre o corte raso, o aumento no número de mosquitos e infecção de humanos por malária. "Aparentemente, o desmatamento é um dos fatores ecológicos que podem desencadear uma epidemia de malária", disse a coautora da pesquisa, Sarah Olson, da Universidade de Wiscosin.
No Brasil, a malária é transmitida pelo mosquito "Anopheles darlingi", que tem uma conhecida preferência por áreas bem iluminadas. O país tem 500 mil casos anuais da doença.
Usando imagens de satélite e dados de postos de saúde, os cientistas conseguiram estabelecer uma correlação entre o aumento na incidência da malária e a taxa de desmatamento entre 1997 e 2000, quando o corte de florestas estavam num período de alta.
Fonte: Folha online

Nenhum comentário:

Postar um comentário