sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mongólia vai construir geleira gigante para refrescar o verão na capital

Quem mora em regiões muito quentes, já deve ter sonhado com um ar-condicionado gigante abastecendo toda a cidade. Pois Ulan Bator (vista da cidade, na imagem ao lado), capital da Mongólia, está planejando fazer algo parecido, mas de forma mais natural. O projeto ambicioso consiste em criar uma enorme geleira na cidade, para mantê-la mais agradável durante o verão.
As águas da superfície do rio Tuul – que atravessa a cidade – congelam naturalmente durante o inverno, formando camadas de gelo conhecidas como “aufeis”. A ideia dos engenheiros é fazer grandes perfurações neste gelo, para que a água líquida do rio inunde estes furos e também congele durante a noite. Repetindo o processo por muito tempo, é possível obter um grande bloco de gelo com até sete metros de espessura.
Essa grande geleira pode durar por meses, mesmo durante o verão. Assim, enquanto o gelo derrete lentamente, a temperatura urbana fica mais agradável, além de economizar custos de energia com ar-condicionado. Serão investidos US$ 725 mil no projeto. Se esse valor realmente for capaz de financiá-lo, é provável que outras cidades ao redor do mundo se beneficiem com a técnica.
Fonte: Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário