terça-feira, 22 de novembro de 2011

União Europeia decreta que água não combate desidratação

Você cresceu ouvindo que água combate a desidratação, certo? Pois a União Europeia concluiu que não há qualquer evidência de que essa afirmação seja verdadeira. Os produtores de água mineral em garrafa estão agora proibidos por lei de divulgar que seu produto previne tal mal.
O veredicto já havia sido dado pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), órgão pertencente à UE, em fevereiro deste ano. Na ocasião, 21 cientistas se reuniram em Parma, na Itália, e concluíram que o nível reduzido de água no corpo é um sintoma de desidratação, mas o mal não pode ser combatido com consumo de água mineral. Esta constatação deu origem a um decreto, que entra em vigor no Reino Unido em dezembro próximo. Caso os fabricantes desafiem a lei e façam propaganda da água como bebida que fornece hidratação ao corpo humano, eles podem enfrentar pena de até dois anos de prisão.
Logo após o anúncio, uma chuva de críticas caiu sobre os burocratas de Bruxelas – considerada capital da UE. O deputado inglês Roger Helmer, por exemplo, chamou tal constatação de “estupidez em larga escala”. “Se alguma vez houve um episódio que demonstrou a loucura de um grande projeto da União Europeia, então é este.”, disse.
Já a Nutrition Society, associação europeia que trata de nutrição, defendeu o decreto da União Europeia e disse que a desidratação é causada por uma condição clínica, sendo possível permanecer hidratado sem beber água. “A UE está dizendo que a água em garrafa não reduz o risco de desidratação; e isto está correto”, diz o porta-voz Brian Ratcliffe.
E agora???
Fonte: Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário