segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Rússia envia astronautas à estação espacial internacional e dá "carona" à Nasa

A Rússia conseguiu nesta segunda-feira (14) lançar com sucesso a nave Soyuz TMA-22 (foto) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) e comprovou ser a única nação com capacidade operacional de enviar homens ao espaço atualmente. A Rússia chegou a esta condição depois que a agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa, suspendeu em julho as operações de seus ônibus espaciais.
A Soyuz foi lançada às 2h14 (de Brasília) a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, e carrega dois russos – Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin – e o americano Daniel C. Burbank. Eles devem chegar à ISS na quarta-feira, onde se juntarão ao americano Michael Fossum, ao russo Sergei Volkov e ao japonês Satosi Furukawa, que devem retornar à Terra na semana que vem. O jornal The New York Times ironiza a situação dos EUA, dizendo que a Nasa “pegou carona” na Soyuz, e lembra que houve temores de que a ISS ficaria vazia, o que representaria uma derrota para todos os programas de exploração espacial.

O fato de a Rússia ainda ter um programa ativo não minimiza a percepção de que a condição geral da exploração espacial está decaindo. E são os percalços dos russos que comprovam isto, como conta o The Guardian.
Fonte: Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário