sábado, 26 de novembro de 2011

Nasa divulga primeira imagem do satélite que monitora o clima

A Nasa divulgou quinta-feira (24) as primeiras imagens do satélite de observação das mudanças climáticas, que está em órbita desde o final de outubro. A imagem mostra um amplo setor que vai do leste da América do Norte, passando pela Flórida, Estados Unidos, até a costa norte da Venezuela.
A imagem foi tirada por um dos cinco dispositivos do satélite desenvolvidos para captar radiação solar e imagens visíveis de raios infravermelhos na superfície da Terra, atmosfera e oceanos.
A expectativa da Nasa é usar o satélite para comparar a entrada e saída de calor da Terra, testando os cálculos para a quantidade de energia do sol que o planeta consegue absorver. O satélite deve conseguir medir com precisão a possibilidade de o clima do planeta mudar, caso as previsões do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima estejam corretas e o planeta esteja de fato esquentando, no fenômeno conhecido como aquecimento global.
Além disso, o satélite vai fornecer dados mais precisos para meteorologistas, melhorando os serviços de previsão do tempo.
Fonte: Época.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário