segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Nave Soyuz chega à ISS com primeira astronauta italiana

O americano Terry Virts, o russo Anton Shkaplerov e a americana Samantha Cristoforetti chegaram à Estação Espacial Internacional nesta segunda-feira
 
A nave Soyuz com a primeira astronauta italiana da história, Samantha Cristoforetti, se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou a Nasa. A italiana, que viajou acompanhada de um russo, Anton Shkaplerov, e de um americano, Terry Virts, chegou à ISS à 0h49 de segunda-feira. A decolagem ocorreu em Baikonur, no Cazaquistão, às 19h01 (horário de Brasília) de domingo. 
O voo da nave russa durou pouco menos de seis horas porque utilizou a chamada trajetória rápida, que permite à Soyuz chegar à estação após dar apenas quatro voltas ao redor da Terra. Na ISS já estavam três astronautas, o americano Barry Wilmore e os russos Alexander Samokutiayev e Elena Serova, que devem retornar em março.
Samantha, da Agência Espacial Europeia (ESA), é a primeira mulher italiana a viajar ao espaço. A astronauta de 37 anos, que também é oficial da Aeronáutica italiana, permanecerá a bordo da ISS até maio de 2015.
Laboratório espacial — A Nasa depende da Rússia para enviar astronautas à ISS, a um custo de 70 milhões de dólares por passageiro. Ao todo, 16 países participam da ISS, mas Rússia e Estados Unidos financiam a maior parte do projeto. A construção desse laboratório orbital, em operação desde 1998, custou 100 bilhões de dólares. Em janeiro a ISS teve sua vida prolongada pela Nasa até 2024.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário