sábado, 19 de novembro de 2016

Nave russa Soyuz MS-03 chega à ISS com três astronautas a bordo

Resultado de imagem para fotos da nave russa soyuz ms-03
 
A nave russa Soyuz MS-03 se acoplou com sucesso neste sábado à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês) com três astronautas a bordo, informou a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
O acoplamento aconteceu às 21h58 GMT (19h58 de Brasília) após seu lançamento às 20h20 GMT (18h20 de Brasília) na última quinta-feira, com ajuda do foguete portador Soyuz-FG, a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
A nave, a terceira da nova série Soyuz, leva à ISS o cosmonauta russo Oleg Novitski, a astronauta americana da Nasa Peggy Whitson e o francês Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês).
Os tripulantes da Soyuz MS-03 serão recebidos na plataforma orbital por seus atuais ocupantes: os russos Sergei Rizhikov e Andrei Borisenko, e o americano Robert Kimbrough, que estão há mais de três meses no espaço.
A nova tripulação celebrará o Natal e o Ano Novo a bordo da ISS e poderá saborear pratos cozinhados em um restaurante de Paris com duas estrelas da Michelin, explicou em entrevista coletiva o astronauta francês.
A ISS, um projeto de mais de US$ 150 bilhões de dólares no qual participam 16 nações, atualmente é integrada por 14 módulos permanentes e orbita a uma velocidade de mais de 27 mil km/h e a uma distância de 400 quilômetros da Terra.
A órbita da plataforma é elevada periodicamente com a ajuda de propulsores de naves acopladas a ela, já que a ISS perde diariamente entre 100 e 150 metros de altitude devido à gravitação terrestre, à atividade solar e outros fatores.
 
Resultado de imagem para fotos dos astronautas da nave russa soyuz ms 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário