A informação é que a Autoridade Nacional Palestina (ANP) pediu a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) que reconheça a igreja da Natividade, em Belém, como primeiro Patrimônio da Humanidade sob responsabilidade palestina - por ser um dos lugares mais sagrados para os cristãos e onde, segundo a tradição, teria nascido Jesus Cristo - em sua lista de sítios culturais de grande importância.
A construção data de 1700 anos atrás. Estima-se que dois milhões de fieis e turistas visitem a igreja este ano, entrando na basílica pela Porta da Humildade, cujas vigas foram doadas no século XV pelo rei inglês Eduardo IV.
A igreja fica na Cisjordânia, ocupada, mas as conversações com Israel para pôr fim ao conflito no Oriente Médio e criar um Estado palestino com um tratado mútuo estão suspensos há cinco meses. Por não ter um país próprio, os palestinos não são membros plenos da ONU e não tem como obter o reconhecimento da Unesco.
A ministra do Turismo e das Antiguidades da Autoridade Palestina, disse que "este é um passo importante e necessário em nosso plano para pôr fim à ocupação israelense e estabelecer um Estado".
Estima-se que a Organização responda ao pedido da Autoridade palestina só em meados de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário