sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Templo milenar detona conflito na Ásia

Soldados trocam tiros na fronteira entre Camboja e Tailândia em disputa por santuário hindu do século XI tombado pela Unesco.
O patrimônio da humanidade que está no meio do fogo cruzado entre os dois países asiáticos, é o templo hindu Preah Vihear, construído por volta do século XI e incluído na lista de bens preservados pela Unesco em julho de 2008 - fica na fronteira do Camboja e Tailândia -, que desde então disputam o território onde o santuário está situado.
No último dia 4 de fevereiro, quando tropas dos dois países retomaram as hostilidades na região. No dia seguinte, Camboja e Tailândia anunciaram um cessar-fogo, mas a medida não foi suficiente para interromper a violência, pois soldados de ambos os lados continuaram a trocar tiros ao longo dos últimos três dias.
Representantes cambojanos disseram ao periódico Los Angeles Times que a artilharia inimiga teria destruído parte de uma das asas do templo, informação negada pela Tailândia.
A disputa entre os dois países asiáticos se iniciou em 2008, após a Unesco ter concedido o título de Patrimônio da humanidade ao templo Preah Vihear, reconhecendo-o como bem cultural do Camboja. Por estar na fronteira entre os dois países, o edifício histórico foi reivindicado pela Tailândia, o que deu início a hostilidades que se estenderam por mais de dois anos. Até hoje os dois governos se acusam mutuamente pelo início das agressões.
Construído há cerca de um milênio, o templo hindu é o maior exemplo que se tem da arquitetura do Império Khmer, cultura que por mais de seis séculos dominou parte do sul asiático, ocupando regiões que hoje pertencem ao Camboja, Tailândia, Laos e Vietnam.
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário