De acordo com a emissora de TV "Al Arabiya" - após a renúncia do presidente Hosni Mubarak - O Conselho Militar do Egito vai suspender as duas casas do Parlamento, demitir gabinete e vai administrar o país com o chefe da Suprema Corte Constitucional, até as eleições, no mês de setembro.
Desde o dia 25 de janeiro - data que ganhou um caráter histórico, principalmente na internet, pelo uso do hashtag no Twitter - os egípcios protestam pela saída do presidente. No dia 28 as manifestações ganharam uma nova dimensão, fazendo o governo cortar o acesso à rede e declarar toque de recolher, mas as medidas foram ignoradas pela população que pedia sua renúncia. Após 18 dias de pressão popular, o presidente finalmente anunciou sua renúncia e partiu do Cairo com a família para destino ignorado.
Pelo menos 500 pessoas foram presas e resultado de muitos feridos no confronto de milhares de oposicionistas com a polícia egípcia.
Com mais de 80 milhões de habitantes o Egito é considerado o país mais populoso do mundo árabe:
* 40% da população vive com menos de dois dólares por dia;
* A população dobrou desde 1975 mas os recursos não seguiram esta alta. É considerado um dos países mais pobres;
* O país tem importância estratégica por sua localização no Oriente Médio - entre a África e a Ásia;
* O Canal de Suez, nacionalizado em 1956, é uma passagem muito importante entre Europa e Ásia;
* É utilizado por 7% do transporte mundial;
* É vizinho de Israel com o qual já travou várias guerras;
O povo conquistou sua liberdade! Por certo, o desejo de todos é que façam o melhor uso dela e que a transição seja pacífica!!!
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário