Sinal dos tempos, todos nós sabemos: temos pouco tempo para muitos afazeres. Máquinas são rápidas, práticas, não ficam mal-humoradas e não fazem perguntas. Tudo que uma pessoa apressada quer.
Mas e uma máquina que nos conecte com o sagrado? O artista alemão Oliver Sturm criou a Pray-O-Mat, uma antiga cabine de tirar fotos 3x4 adaptada para receber devotos em trânsito. Com 50 centavos de euro, você tem direito à sua dose diária de fé. Não importa qual entidade superior você acredita, a Pray-o-Mat provavelmente vai suprir suas necessidades espirituais.
Mais do que fast-food religioso, o objetivo da máquina é servir como um espaço que abriga as mais diferentes crenças do mundo: são 300 gravações de cantos e orações em 65 idiomas diferentes. As mais populares estão estampadas na porta da cabine: judaísmo, hinduísmo, cristianismo, islamismo e budismo. Mas se você está naqueles dias que bate uma vontade de experimentar s sensação de um culto aborígene ou um ritual de candomblé, é só procurar na telinha touchscreen e apertar na opção desejada.
Os áudios disponíveis na máquina foram coletados pelo próprio artista ou resgatados do arquivo de rádios, dependendo da dificuldade de recolher o material in loco. O Brasil é conhecido por ser um dos países mais religiosos do mundo, mas será que a Pray-O-Mat faria sucesso por aqui?
Galileu.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário