quinta-feira, 5 de julho de 2012

Nasa lança satélite para investigar erupções do Sol

A Nasa lançou com sucesso nesta quinta-feira a missão Investigação Magnetográfica Ultravioleta Solar (Sumi, na sigla em inglês). O satélite vai analisar as erupções solares, responsáveis pelas ejeções de massa coronal (CME). Durante esses fenômenos, o Sol lança partículas de alta energia que, se atingirem a magnetosfera da Terra, causam tempestades geomagnéticas que levam tanto a auroras boreais e austrais, quanto a problemas para equipamentos eletrônicos - principalmente satélites.
A agência americana explica que já existem instrumentos - tanto em solo quanto em órbita - que conseguem registrar as erupções, mas o satélite Sumi pode ver uma camada antes não investigada - vista apenas em ultravioleta, enquanto os instrumentos atuais conseguem ver visível e infravermelho. "Esses comprimentos de onda correspondem à luz das camadas mais baixas da atmosfera solar, mas Sumi vai olhar em locais mais altos da cromosfera", diz Jonathan Cirtain, cientista da Nasa.
A cromosfera é uma camada da nossa estrela que fica logo acima da fotosfera. Curiosamente, quanto maior a altitude, mais quente fica essa camada. Ela é invisível a olho nu, já que o brilho da fotosfera supera o dela. A área de maior altitude da cromosfera é chamada de região de transição. Essa região é dominada por campos magnéticos e ali a matéria do Sol aquece muito mais e forma a coroa (por isso o nome "transição") e os ventos solares (matéria expelida pela estrela). Além disso, acredita-se que ali se formam as partículas são aceleradas e viram erupções.
A Nasa acredita que entender como agem os campos eletromagnéticos da região de transição vai ajudar a entender as tempestades solares e, para isso, o Sumi vai ajudar a criar um mapa magnético da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário