domingo, 15 de julho de 2012

Foguete russo Soyuz decola rumo a Estação Espacial

Um trio composto por astronautas russo, japonês e norte-americano decolou a bordo da espaçonave Soyuz no domingo para uma missão de quatro meses na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).
Moscou espera que a viagem ajude a restaurar a confiança em seu programa espacial.
O cosmonauta veterano russo Yuri Malenchenko, a astronauta da Nasa Sunita Williams e o astronauta japonês Akihiko Hoshide fizeram uma decolagem bem sucedida a bordo do foguete Soyuz TMA-05M do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, às 23h40 do sábado (horário de Brasília).
Eles devem chegar à estação na noite de segunda-feira, unindo-se ao engenheiro de voo da Nasa Joseph Acaba e aos cosmonautas russos Gennady Padalka e Sergei Revin a bordo da ISS, um complexo de pesquisa de US$ 100 bilhões e que orbita a 385 km da Terra.
"O Soyuz fez uma decolagem bem tranquila para o espaço", disse um porta-voz da Nasa durante a transmissão ao vivo no canal de televisão da agência norte-americana. O foguete expeliu uma trilha laranja brilhante pelos céus cheios de nuvens da estepe cazaque.
Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais no ano passado, os EUA ficaram dependentes da Rússia para levar astronautas até a ISS, que custa à nação US$ 60 milhões por pessoa.
Folha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário