sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nasa capta novas imagens de explosões solares

Imagens de explosões solares foram captadas pela Nasa (agência nacional americana) nesta quinta-feira. Elas mostram a ejeção de massa da coroa solar (CME, pela sigla em inglês), que são "nuvens" de partículas atômicas aceleradas a altas velocidades.
As explosões são provocadas pela grande atividade do Sol. Elas não podem ser vistas a olho nu, mas aparecem nas imagens de satélite como manchas brancas no sol, que podem durar minutos ou até horas. Coloridas artificialmente, essas imagens mostram grandes redemoinhos de material solar onde houve a explosão.
A que ocorreu nesta quinta-feira foi tão grande que liberou uma massa de partículas atômicas no espaço a uma velocidade de 1.360 quilômetros por segundo no espaço.
A tempestade solar está se aproximando da Terra neste fim de semana, mas cientistas afirmam que ela não deve causar problemas ao planeta.
Uma rajada de partículas solares deve chegar à Terra na manhã do sábado (14) e atingir o campo magnético da Terra. O serviço de previsão de clima espacial americano afirmou que será um evento de menor magnitude e não é esperado maiores transtornos nas redes elétricas e nos sistemas de comunicação.
Embora as tempestades solares causem preocupação pelo fato de poderem criar problemas em redes elétricas e sistemas de comunicação e voos interpolares, há também um lado bom: elas tendem a intensificar o espetáculo de cores e luzes da aurora dos Polos Norte e Sul. Cientistas dizem que o colorido da aurora no Polo Norte poderá ser visualizado nesta semana até a fronteira entre o Canadá e Estados Unidos assim como no Norte da Europa.
As tempestades geomagnéticas e de radiação são cada vez mais frequentes à medida que o Sol evolui de seu período de mínima a máxima atividade nos próximos anos, mas os possíveis danos são apenas materiais -- não há risco para a saúde humana.
EXPLOSÃO SOLAR É uma intensa explosão de radiação que libera a energia magnética associada às manchas solares. Essas erupções são os maiores eventos explosivos do Sistema Solar. São vistas como áreas brilhantes sobre o Sol e podem durar minutos ou até horas.
CME
Sigla em inglês para “Coral Mass Ejection”, ou ejeção de massa da coroa solar. A coroa solar é feita, basicamente, de campos magnéticos. Às vezes essas massas estão confinadas e podem, de repente, liberar bolhas de campos magnéticos, chamadas de CME. Uma grande CME pode conter bilhões de toneladas de matéria que viajam a milhões de quilômetros por hora.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário