terça-feira, 10 de julho de 2012

Capa voadora de Batman é desmascarada por físicos

Hollywood nunca foi muito fiel a conceitos científicos. Já exibiu explosões com estrondos no espaço (o que, sem atmosfera, seria impossível), fez tiranossauro correr atrás de vítimas indefesas (sem considerar a anatomia do animal, que, provavelmente, era muito lento) e inventou aliens que “sangram” um ácido capaz de corroer espaçonaves (mas tal substância jamais teria esse efeito em uma liga metálica potente o suficiente para ser usada em veículos intergalácticos). Agora, outra gafe dos estúdios americanos foi desmascarada por um grupo de físicos da Universidade de Leicester, da Inglaterra: a capa do Batman.
Na trilogia do diretor Christopher Nolan, Batman aparece usando uma capa que dá livre movimento para as lutas, proteção contra os golpes e ainda permite ao herói planar quando pula de grandes alturas. Os físicos da universidade britânica resolveram analisá-la, levando em conta o peso do Batman (95 quilos) e o efeito das correntes de ar. Conclusão:
Santo pouso acidentado de Batman! O herói encapuzado que combate o crime poderia até voar, mas correria o risco de se espatifar contra o solo e morrer, segundo cálculos feitos por estudantes britânicos de Física.
Se Batman pulasse de um edifício de 150 metros de altura (cerca de 50 andares, como o edifício Itália em São Paulo), com uma capa de envergadura de 4,7 metros – aproximadamente a metade de uma asa delta – ele até conseguiria planar por 350 metros, mas ao final se chocaria contra o chão a uma velocidade de 80 quilômetros por hora. A conclusão dos pesquisadores é de que Batman deveria considerar levar, no próximo filme, um paraquedas junto com a capa – para evitar maiores acidentes. O artigo foi publicado no anuário da Universidade de Leicester, que compila trabalhos dos alunos que estão concluindo o mestrado naquele ano.
“"Se Batman quisesse sobreviver ao voo, ele definitivamente iria precisar de uma capa maior", disse David Marshall, 22 anos, um dos estudantes no último dos quatro anos de Física.
"“Ou se preferir manter seu estilo intacto, ele poderia optar por usar propulsão ativa, como jatos, para se manter no ar", comentou.
Em um trabalho intitulado "Trajetória de um Batman em queda", o grupo argumentou que se o herói saltasse de um prédio de 150 metros de altura, a envergadura de 4,7 metros da asa de sua capa iria lhe permitir planar por 350 metros.
No entanto, ele alcançaria a velocidade de 109 quilômetros por hora e acabaria batendo no solo à velocidade de 80 quilômetros por hora, o que costuma ser fatal.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário