quinta-feira, 9 de maio de 2013

Eclipse solar com anel de fogo é visto na Oceania

Acontece logo mais um eclipse solar anelar, quando a Lua entra na frente do Sol mas não consegue cobrir totalmente o seu disco luminoso, deixando uma "sobra" de Sol, uma beiradinha aparente da nossa estrela em volta do disco escuro da Lua. A imagem acima mostra o ápice de um eclipse solar anelar. Lindo, não?
O evento, infelizmente, não poderá ser visto no Brasil pois começará logo depois do fim do dia, quando o Sol para nós brasileiros já estará abaixo do horizonte.
Habitantes de Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Austrália poderão ver o fenômeno, com o Sol nascendo, em plena sexta-feira, dia 10 de maio, enquanto ainda terminamos o dia 9 de maio por aqui.
Um consolo: teremos transmissão ao vivo pela web. Veja em slooh.com.
O Slooh, que sempre cobre eventos astronômicos em tempo real, tem um aplicativo (gratuito) para iPad. Baixe daqui se você tiver o tablet da maçã.
O Fenômeno
Um eclipse solar acontece quando a Lua passa na frente do Sol. A Lua e o Sol, vistos da Terra, têm tamanho aparente praticamente igual, em torno de meio grau. Por esta coincidência, é comum a Lua cobrir o disco solar num eclipse solar total.
No entanto, como a órbita da Terra em torno do Sol é eliptica tanto quanto elíptica é a órbita da Lua ao redor da Terra, as distâncias Terra-Sol e Lua-Terra variam no tempo. Quando coincide de, num eclipse solar, a Lua estar um pouco mais longe de nós e/ou o Sol um pouco mais perto da Terra, o tamanho aparente da Lua fica ligeiramente menor que o tamanho aparente do Sol. Neste caso, a Lua deixa um "anel de fogo" aparente que correponde à borda solar bem brilhante, contrastando com o disco escuro opaco central do nosso satélite. É um belíssimo espetáculo!
Vale lembrar que no último dia 27 de abril, a Lua estava no perigeu, ou seja, ponto de máxima aproximação com a Terra.  Deste dia até hoje, quando ocorre o eclipse solar, a Lua deu meia volta em sua órbita elíptica em torno da Terra e está no ponto diametralmente oporto ao perigeu, o apogeu. Portanto, a Lua estará hoje ligeiramente menor (por estar mais longe da Terra) e por isso não vai conseguir cobrir totalmente o disco solar. Um capricho cósmico e tanto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário