quarta-feira, 1 de maio de 2013

Maior telescópio infravermelho já construído é desligado

A Agência Espacial Européia (ESA) colocou o Herschel em órbita em 2009 para uma missão de pouco mais de 3 anos. O limite foi imposto pela evaporação pouco a pouco do hélio líquido usado para refrigerar seus sistemas, mantidos próximos do zero absoluto (menor temperatura possível). Lançado com 2300 litros do refrigerante, ao completar quase 4 anos de uso o hélio finalmente se esgotou e o aumento de temperatura do sistema obrigou os cientistas a desligá-lo.

Enquanto esteve em operação, o maior telescópio construído para o registro de ondas infravermelhas fez 35 mil observações e gerou dados por mais de 25 mil horas para cerca de 600 programas de observação do espaço. "O Herschel superou todas as expectativas, proporcionando um tesouro incrível de dados que vai manter os astrônomos ocupados por muitos anos", disse o professor Alvaro Gimenez Canete, diretor de Ciência e Exploração Robótica da Agência.

Os dados do telescópio foram usados para produzir imagens belíssimas e exóticas, que revelaram as redes intrincadas de gases e poeira cósmica que se espalham pela Via Láctea e outras galáxias. "O Herschel nos deu uma nova visão de Universo até então escondido, apontando para um processo inédito de nascimento de estrelas e formação de galáxias, o que nos permite procurar por água através do Universo em nuvens de moléculas em estrelas recém-nascidas, em seus dicos de formação planetária e nos cometas", disse Goran Pilbratt, cientista do projeto.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário