segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Aprovada construção de canal entre Mar Vermelho e Mar Morto

O governo jordaniano aprovou nesta segunda-feira a construção de uma "primeira fase" do projeto de um canal que deve levar água do Mar Vermelho ao Mar Morto, ameaçado de seca, e fornecer água dessalinizada ao reino.
"O governo aprovou este projeto depois de dois anos de estudos técnicos, políticos, econômicos e geológicos", declarou o premier jordaniano, Abdallah Nsour durante entrevista coletiva em Amã, destacando que o projeto, avaliado em US$ 980 milhões, permitiria fornecer 100 milhões de metros cúbicos de água ao ano para o país.
O projeto prevê tirar água do Mar Vermelho, no Golfo de Aqaba (sul), antes de ser dessalinizada em uma usina próxima. "A água dessalinizada alimentará a cidade de Aqaba, enquanto a água salgada será bombeada para o Mar Morto", disse Nsour.
Todos os anos, segundo dados oficiais israelenses, o nível do Mar Morto diminui aproximadamente um metro por causa da exploração intensiva das águas do Jordão, rio que o alimenta, mas também devido à presença nas margens de muitas bacias de evaporação, usadas para a extração de minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário