quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Onde começa e onde termina o Ocidente?

Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (chamado Oeste).
Mas quando falamos Oriente, assim, com mais pompa, ecos, negritos e itálicos, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.  Marcos Antonio de Moraes, professor de geografia e autor do livro Oriente Médio, dá uma provocadinha em quem faz uma leitura deveras geográfica dessa divisão. Vai vendo: a prova de que essa é apenas uma separação longitudinal é que 90% da Europa está a leste de Greenwich, o que, geograficamente, faz dela, parte do Oriente. Tudo que fica para lá de Greenwich, na região de Londres, seria Oriente. França, Itália, Alemanha etc. Analisando fatores como a cultura dos países, a Itália é do Oriente?, chega-se à rápida conclusão que eles fazem parte do Ocidente.
Para entender onde começa e onde termina o Oriente, Moraes explica que é preciso analisar onde está o mundo islâmico. De oeste a leste, estende-se desde o Senegal, no oeste da África, até às Filipinas, nos limites do Oceano Pacífico. De norte a sul, vai desde o Cazaquistão, na Ásia Central, até a área entre a Tanzânia, na África, e a Indonésia, no Oceano Índico. Não que todos os países dentro dessa enorme área sejam muçulmanos, mas sim de culturas e religiões diferentes das do Ocidente, que é judaico-cristão. Por exemplo, Austrália e Nova Zelândia, lá do outro lado, são do Ocidente.
Dica: longitude é em pé, latitude é deitado. Para fixar, é só lembrar que o Equador produz laticínios. Laticínio-latitude, latitude-equador, latitude zero é a Linha do Equador. Será que deu para entender?
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário