quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Humanos habitavam a Amazônia antes do que se pensava

Estudos arqueológicos confirmam que os humanos viveram na América do Sul há mais de 10 mil anos. A pesquisa publicada na revista “PLoS ONE” foca na região amazônica de Llanos Moxos, na Bolívia. No local de savanas tropicais há pequenas “ilhas de floresta”, pequenos montes arborizados no meio da planície, e nestas ilhotas foram encontrados vestígios de homens do período Holoceno, de 10.400 anos atrás, ou seja, 7.500 anos antes do que se pensava.
Uma equipe de cientistas liderado por Umberto Lombardo, da Universidade de Berna, explorou três sítios arqueológicos de Llanos Moxos.
- Nós descobrimos os mais antigos sítios arqueológicos do oeste e sul da Amazônia. Esses sítios permitem-nos reconstruir 10.000 anos de interações do humano com o ambiente na Amazônia boliviana - afirma.
Amostras de solo a partir destes três montes revelam um denso acúmulo de conchas de caracol de água doce, ossos de animais e carvão vegetal que formam os sambaquis. Os sítios podem ter sido abandonados por causa da mudança do clima e das condições mais úmidas posteriormente.
Os arqueólogos ressaltam que na bacia amazônia já foram encontradas provas da presença de humanos no Holoceno tardio (há 1.500 anos).
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário