domingo, 4 de agosto de 2013

Cientistas criam homem biônico com órgãos em pleno funcionamento

Ele parece ter saído de um filme de ficção científica, mas tornou-se realidade e está exposto no Science Museum, de Londres, para quem quiser ver.
Um homem biônico de 2 metros de altura, criado por cientistas britânicos, possui órgãos artificiais funcionando como em um organismo humano normal, além de apresentar membros inferiores e superiores. Apesar de não parecer muito com uma pessoa, com exceção do rosto, a criatura exibe uma máquina com forma de corpo operando perfeitamente.

Rex, o homem biônico mais avançado do mundo, possui membros, pulmão, rins, coração e até sangue artificial.
O robô custou cerca de 1 milhão de dólares e foi criado por um grupo de especialistas em áreas como robótica, química, farmácia e nanotecnologia para um documentário do canal britânico Channel 4.
Para seus criadores, que o nomearam com as primeiras letras da expressão "exoesqueleto robótico" (robotic exoskeleton, em inglês), Rex representa o futuro da prótese de órgãos.
A exposição "Quanto de você pode ser reconstruído?", do Science Museum, ficará aberta desta quinta-feira até 11 de março, em Londres.
Segundo o produtor de tecnologia do Channel 4 News, Geoff White, a criação de Rex faz lembrar o filme “Blade Runner”, no qual existiam androides artificialmente fabricados, mas que pareciam exatamente como humanos.
Quando o longa-metragem foi lançado, na década de 80, esperava-se que esse tipo de situação seria algo possível apenas décadas e décadas à frente daquele tempo, de acordo com White. No entanto, estamos nos deparando com o futuro logo à nossa frente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário