sábado, 10 de agosto de 2013

Chuva de meteoros iluminará os céus no começo da semana

Para lembrar: - Os amantes das estrelas serão contemplados com um verdadeiro show de bolas de fogo no começo da semana que vem, quando a Terra passar por um cinturão de fragmentos de cometa denominado Perseidas, garantem astrônomos internacionais.
A chuva de meteoros anual, apelidada de "lágrimas de São Lourenço" em homenagem a um santo cristão martirizado, deve alcançar seu ápice nas primeiras horas de segunda e terça-feira com uma enxurrada de 60 a 100 estrelas por hora.
Elas estarão visíveis em grande parte do globo, mas serão apreciadas com maior clareza no hemisfério norte, graças a uma Lua Crescente que se esconderá cedo, deixando o céu como uma tela escura para dar mais destaque ao espetáculo de fogos de artifício celestiais.
Com um céu sem nuvens, o melhor momento para observar o fenômeno será horas antes do nascer do sol na segunda e na terça, explicou à AFP o diretor do departamento especializado em meteoroides (pequenos meteoros) da Nasa, Bill Cooke.
 Segundo a Agência Espacial Europeia, as Perseidas são fragmentos rochosos do tamanho de um grão de areia ou uma ervilha, ejetados do cometa Swift-Tuttle, que está se desintegrando lentamente em sua órbita em torno do Sol.
Com o passar dos séculos, seus restos se espalharam ao longo da órbita do cometa para formar um jato de partículas com centenas de milhões de quilômetros de extensão.
A trajetória terrestre em torno do Sol cruza com este jato luminoso todos os anos em meados de agosto.
As partículas, denominadas meteoroides, atingem a atmosfera do nosso planeta a cerca de 60 km/segundo, cada uma incendiando-se em um traço branco de ar superaquecido.
Segundo Cooke, a chuva de meteoros das Perseidas produz mais bolas de fogo do que qualquer outra.
Elas ganharam este nome por causa da constelação de Perseu, de onde parecem se disseminar, e são vistas há cerca de 2.000 anos, sendo que as primeiras observações foram registradas na China.
São Lourenço foi um diácono do início do Cristianismo, que foi torturado e morto pelos romanos em 258 d.C. O dia santo dedicado a ele, 10 de agosto, coincide com a formação das Perseidas.
Conta a lenda que São Lourenço foi martirizado em uma grelha de ferro colocada sobre o fogo e que teria dito a seus torturadores: "Podem me virar. Estou cozido deste lado!"
Ele é o santo padroeiro dos cozinheiros.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário