quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Documento do governo americano confirma existência da Área 51

Depois de mais de meio século de especulações e teorias da conspiração, o governo dos Estados Unidos não tem mais como negar a existência da Área 51, um local misterioso no estado de Nevada, ao qual não faltam referências na cultura pop – quase todas associando o local à presença de extraterrestes. Graças a uma organização que estuda documentos públicos, ligada à Universidade George Washington, um documento de 407 páginas liberado pelo CIA traz todos os detalhes sobre o lugar.
Mas o conteúdo pode ser um pouco decepcionante. Embora filmes e seriados de ficção científica, como Arquivo X e Independence Day, mencionem o lugar em sua trama, e teorias envolvendo a área 51 variem desde autópsia de alienígenas até estudos sobre viagem no tempo, o documento da CIA não faz nenhuma menção a discos voadores ou seres de outro planeta — o grande mistério dizia respeito apenas a um programa de aviões de espionagem.
Os documentos que estão sendo revelados agora foram obtidos pelo Arquivo de Segurança Nacional da Universidade George Washington (uma organização sem fins lucrativos formada por jornalistas e pesquisadores), que os requisitou há oito anos, dentro da Lei de Liberdade de Informação.
O diretor da organização, Jeffrey Richelson, havia recebido documentos sobre o assunto em 2002, mas todas as referências à Área 51 tinham sido removidas. Richelson refez o pedido em 2005, e recebeu o resultado há algumas semanas.
Especulações – O local já era conhecido antes da existência desse documento, mas a falta de confirmação oficial deu margem a muitas especulações. Em 1989, um homem chamado Bob Lazar deu uma entrevista em um canal de televisão americano afirmando que tinha trabalhado na Área 51, desmontando naves alienígenas para tentar copiar sua tecnologia. Desconfiados, alguns pesquisadores tentaram confirmar a história, mas nunca conseguiram comprovar se Lazar realmente havia trabalhado no local.
Já foi insinuado até que na Área 51 eram feitas simulações da Lua — e que a chegada do homem à Lua seria uma farsa gravada no local, um intuito de garantir aos EUA a vitória na Corrida Espacial contra a União Soviética.
História – A Área 51 foi "inaugurada" em 1955, como base do programa de aviões de espionagem U-2, do governo americano. Ela fica a pouco mais de uma hora de Las Vegas, na região do Lago Groom, cujo leito seco serviria como uma pista de pouso.
As aeronaves U-2 foram muito utilizadas durante a Guerra Fria, em missões de reconhecimento ao redor do mundo. Voavam a mais de 18.000 metros de altura, o que, de acordo com o documento, era mais do que as outras aeronaves da época. Isso teria feito com que as pessoas que vivem próximas à área, ao ver os aviões incomuns, os associassem a naves espaciais.
"Os testes em altitudes elevadas do U-2 rapidamente levaram a um efeito colateral inesperado – um grande aumento nos relatos de Objetos Voadores Não Identificados (óvnis)", descreve o relatório.
Para tornar aquele lugar "no meio do nada" mais atrativo para as pessoas que trabalhariam lá, foi feita uma tentativa de denominá-lo "Paradise Ranch" ("Estância Paraíso"), mas o nome não pegou. O local acabou ficando conhecido pelo nome que estava em um mapa das áreas em que eram realizados testes na época: Área 51.
Veja.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário