terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cientista descobre bactéria que pode substituir fertilizantes

Apesar de serem grandes poluentes, os fertilizantes artificiais são necessários para o crescimento da maior parte das plantas, especialmente plantações comerciais. Uma das principais razões para isso é o nitrogênio. As plantas precisam dele para sobreviver, mas apenas algumas, como as leguminosas (ervilha, feijão, lentilha) conseguem obtê-lo diretamente do ar.
Porém, uma descoberta feita por pesquisadores da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, pode ajudar a solucionar o problema dos fertilizantes. Edward Cocking, diretor do Centro de Fixação de Nitrogênio em Plantações, desenvolveu um método que permite as plantas retirem o nitrogênio que precisam diretamente do ar, utilizando bactérias capazes de absorvê-lo – denominadas fixadoras de nitrogênio.
Cocking teve essa ideia quando se deparou com um tipo dessa bactéria na cana-de-açúcar, denominada Gluconacetobacter diazotrophicus, capaz de colonizar de forma intracelular os principais tipos de plantações, dando a todas as células da planta o potencial para retirar o nitrogênio diretamente do ar. "O mundo precisa se libertar de sua crescente dependência de fertilizantes sintéticos de nitrogênio produzidos a partir de combustíveis fósseis e com alto custo econômico, poluição do meio ambiente e grande gasto de energia", afirma Cocking.
Segundo o pesquisador, a tecnologia, conhecida como N-Fix, não se trata de manipulação genética ou bioengenharia. A bactéria é inserida na planta através da semente, e cria-se um processo simbiótico (relação mutuamente vantajosa para dois organismos diferentes) entre a planta e a bactéria.  Na última década, esse processo foi testado em laboratório e em estufas, mas ainda não foram feitos testes de campo.
Veja.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário