De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, fontes hidrotermais podem ter originado a vida em nosso planeta. Partículas minerais de dentro dessas fissuras possuem propriedades similares às enzimas - moléculas biológicas que governam reações em organismos. Lá, oCO2 dissolvido na água forma ácido fórmico e metanol.
No estudo, cientistas explicam que alguns elementos químicos necessários para a vida já estavam em formação na natureza antes da vida, em si, aparecer. De acordo com a pesquisadora que liderou a análise, Nora de Leeuw, a pesquisa prova que as fontes possuem propriedades químicas que permitem que moléculas se associem a elementos ligados à vida.
Para chegar a essas conclusões, a equipe combinou experimentos de laboratório com simulações de computadores, que analisaram como o CO2 pode se catalisar em moléculas orgânicas.
Os experimentos replicaram as condições alcalinas e quentes das águas que passam pelas fontes hidrotermais. Ficou claro que cristais presentes nas fissuras agem como catalisadores para as reações necessárias.
Claro, ainda não há como afirmar, com certeza, que a vida da Terra surgiu nessas fontes. Porém o estudo torna a teoria extremamente plausível.
Via ScienceDaily
Nenhum comentário:
Postar um comentário