terça-feira, 21 de abril de 2015

O lado escuro de Ceres

Imagens foram tiradas no dia 10 de abril a 33 mil quilômetros de Ceres (Foto: NASA)

Na última sexta-feira (10), a sonda espacial Dawn tirou uma série de fotos do planeta anão Ceres com a melhor resolução até agora. Depois de um mês orbitando o lado escuro do astro, ela fez estes registros a uma distância de 33 mil quilômetros de sua superfície que mostram o pólo norte iluminado pelo Sol - um ângulo nunca visto antes. A NASA resolveu divulgar as imagens em forma de animação e disponibilizou este GIF incrível, que mostra uma sequência de visões do planeta anão.
Com diâmetro de 950 quilômetros, Ceres é o maior objeto do cinturão de asteroides, região que fica entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Atualmente ele integra a mesma categoria que Plutão - são corpos que têm todas as características de um planeta, mas são pequenos demais.
Antes de chegar ao destino, no dia 6 de março, a Dawn explorou por 14 meses o asteroide gigante Vesta entre 2011 e 2012. Isso deu a ela dois recordes: além de ser a primeira sonda espacial a orbitar um planeta anão, também foi a primeira a entrar na órbita de dois alvos diferentes.
De agora em diante, a sonda vai ficar cada vez mais próxima de Ceres. Até 9 de maio, ela deve chegar a uma distância de 13,5 mil quilômetros da superfície - ou seja, podemos contar com outras fotos e descobertas incríveis envolvendo este mundo peculiar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário