quinta-feira, 2 de abril de 2015

Cientistas criaram cebola que não provoca lágrimas ao ser cortada

  (Foto: (matt) / flickr / creative commons)

Pesquisadores japoneses da empresa House Foods Group anunciaram a criação de uma cebola menos ácida. Além de não deixar a pessoa que a come com bafo, ela não causa lágrimas quando cortada e também não deixa as mãos com aquele odor típico.
Os cientistas conseguiram isso ao neutralizar uma enzima da cebola, que normalmente é liberada quando ela é cortada, usando íons. Sem essa enzima, não há as reações químicas que provocam o choro ou a produção de tiossulfato, responsável pelo cheiro forte A empresa tenta desenvolver essa cebola há mais de uma década, mas seu maior desafio era descobrir qual é o elemento culpado pelas lágrimas. Durante muitos anos achou-se que o sulfóxido de tiopropanal era o responsável, ao ser exposto a uma enzima chamada alinase, que quebra o sulfóxido em ácido pirúvico. Mas o alho também possui essa enzima e, quando é cortado, não causa lágrimas. Sendo assim, havia outra enzima que, provavelmente, era responsável pelo processo.
Então eles descobriram uma poderosa enzima encontrada apenas na cebola, a sintase LF (de lachrymatory factor) - a equipe até ganhou um IgNobel pela descoberta em 2013. E, agora, eles podem controlar o funcionamento da sintase LF.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário