quarta-feira, 29 de abril de 2015

Locais que podem ser atingidos por grandes terremotos

O terremoto de 7,8 graus que atingiu o Nepal no último sábado causou um choque nas pessoas de todo o mundo pelo tamanho de sua devastação – mas não surpreendeu especialistas. Sismólogos e advogados envolvidos em casos de desastres alertaram que o país asiático se encontra entre duas placas tectônicas, o que, unido à escassez dos recursos econômicos pode levar ao caos. As informações são do Time.
 “Sempre que você despejar essa quantidade de energia cinética em uma grande cidade, coisas ruins vão acontecer", disse Gregory Beroza, sismólogo da Universidade de Stanford.
Depois do incidente que levou mais de 5 mil pessoas à morte e deixou ao menos 7 mil feridos, os especialistas apontam locais que são potencialmente os próximos atingidos por tremores grandiosos como o que aconteceu em Katmandu.
 
Teerã
A capital iraniana fica perto de três grandes linhas de falhas geológicas. Ela também é construída sobre tipos de sedimentos relativamente novos, que não faz dá grande apoio aos edifícios quando o chão treme. Além disso, a cidade tem crescido rapidamente, sendo que as novas construções não se focaram na segurança contra terremotos. Na esperança de reduzir o risco de uma catástrofe, as autoridades iranianas criaram, então, incentivos financeiros em 2010 para tentar convencer ao menos 5 milhões de iranianos para deixar a cidade. Apesar disso, a capital ainda aglomeração de prédios e pessoas - e o risco de um tremor de terra é alto.
 
 Foto: Wikipédia
 
Segundo especialistas, há uma chance de 90% de acontecer um tremor de ao menos 6 graus na escala Richter (ou mais) nas próximas décadas. E, por causa da localização e das normas de construção da cidade insuficientes, até mesmo um terremoto dessa magnitude poderia ser devastador.
 
Istambul
Não seria a primeira vez que a Turquia seria atingida por terremotos mortais. No país, mais de 100 mil pessoas morreram em tremores no século 20, de acordo com um relatório do Banco Mundial. E, segundo os especialistas, esse risco não diminuiu nos últimos anos, apesar de o governo turco ter investido na modernização de edifícios públicos em Istambul, sua cidade mais populosa, tentando diminuir o possível impacto negativo das habitações construídas às pressas pelos cidadãos, as quais não cumprem os códigos de segurança de edifícios.
 
 Foto: Wikipédia
 
Um estudo de 2000 encontrou a cidade enfrenta uma chance maior do que 60% de sofrer um terremoto de magnitude 7,0 em 2030. Um terremoto de magnitude 7,6 na província de Kocaeli da Turquia, a 75 milhas de distância de Istambul, matou cerca de 1.000 pessoas em Istambul sozinho. Um terremoto semelhante no centro da cidade iria matar muitos mais.
 
Los Angeles
Los Angeles é a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, com grandes recursos destinados a prevenir uma catástrofe humanitária em caso de um grande terremoto. Porém, até mesmo locais com investimentos assim podem não estar prontos para os terremotos mais devastadores. A área de Los Angeles tem duas chances em três de ser atingido por um tremor de magnitude 6,7 (ou maiores) no ano de 2038, de acordo com um relatório United States Geological Society (USGS).
 
 Foto: Wikipédia
 
Em 1994, o terremoto em Northridge, de 6,7 graus, matou 57 pessoas e causou US$ 20 bilhões em danos.
A maior preocupação, no entanto, são as chances de 7% de um tremor de 8 graus sacudir a cidade nos próximos 30 anos. Segundo a USGS, uma magnitude 7,8 poderia deixar ao menos 1.800 mortos e 50 mil feridos, além de causar US$ 200 bilhões em danos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário