quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Bóson de Higgs: divulgada foto mais nítida da partícula

O Bóson de Higgs como você nunca viu antes (Foto: CERN | reprodução)
Três anos depois de ter anunciado uma descoberta há muito esperada pelos físicos, o bóson de Higgs, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês) divulga a melhor representação da partícula já capturada foto até hoje. A imagem, apresentada nesta terça-feira (1) durante uma conferência anual da instituição, foi o resultado da combinação dos dados coletados no Grande Colisor de Hádrons por dois experimentos diferentes, o ATLAS e o CMS, entre os anos de 2011 e 2012.
“Existem muitos benefícios em combinar os resultados de grandes experimentos para atingir a alta precisão necessária para a próxima grande descoberta em nosso campo”, disse em um comunicado, Rolf Heuer. “Fazendo isso, nós alcançamos o que um único experimento precisaria de, no mínimo, dois anos a mais para conseguir”, explicou o cientista. Ao unir os dois conjuntos de observações, foi possível medir em detalhes inéditos várias propriedades do Bóson de Higgs, em especial sua taxa de produção e decaimento, bem como a forma como interage com outras partículas.
Todas as medições estão de acordo com o Modelo Padrão, a teoria que descreve com maior precisão as forças e partículas da natureza. Segundo o modelo, quando um Bóson de Higgs é produzido, em 58% dos casos ele decai imediatamente para um quark bottom e para seu respectivo antiquark.
Os resultados combinados determinaram essas taxas de decaimento com a maior precisão até agora, e isso é fundamental para entender a força da interação do bóson com outras partículas elementares e medir suas massas. Se as investigações apontarem discrepâncias para com o Modelo Padrão, isso poderá abrir caminho para o surgimento de uma nova teoria.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário