sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Novas imagens da Nasa mostram Plutão como o mais complexo relevo do sistema solar

Imagem de cima mostra Plutão, em imagem feita pela sonda New Horizons esta semana; imagem de baixo mostra detalhes na superfície do planeta anão feitos durante passagem da New Horizons (Foto: Nasa TV/Divulgação)
 
Nesta sexta-feira (11), a Nasa divulgou novas imagens do Plutão, feitas pela sonda New Horizons. As imagens mostram, que do ponto de vista geológico, trata-se de um dos astros mais complexos e interessantes de todo o Sistema Solar.
Nas imagens é possível ver que o solo de Plutão conta com diversas crateras, e até mesmo dunas. De acordo com a Nasa, algumas áreas foram formadas acidentalmente, e com diversas crateras, já outras, mostram enormes regiões geladas e planas. Há também uma série de vales que podem ter se formado a partir do escoamento de materiais da superfície.
Segundo os cientistas, Plutão deve ter tido, no passado, uma atmosfera firme. “Vendo dunas em Plutão – se é que são mesmo dunas – pode ser algo incrível, porque a atmosfera de Plutão hoje é muito fina”, comentou o cientista William McKinnon, integrante da equipe da New Horizons.
Após essas descobertas, a sonda New Horizons se dirige rumo ao Cinturão de Kuiper, uma região que fica na zona de Plutão e é repleta de astros menores, asteroides e outros objetos. Segundo os cientistas, o que será encontrado por lá é um mistério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário