terça-feira, 9 de agosto de 2016

Mulher de 3.700 anos tem face reconstituída digitalmente



Uma mulher que foi sepultada há pelo menos 3.700 anos, na Escócia, no Reino Unido, teve reconstituição digital da face e a imagem foi divulgada na internet por cientistas. Na época, por volta de 1700 a.C., a Grande Pirâmide do Egito já era um monumento antigo, com mil anos de idade.
Conforme cientistas britânicos, a reconstituição digital do rosto - a mais exata já feita pela arqueologia -  teve como base um crânio achado ainda nos anos 80. A mulher foi batizada de Ava, uma abreviação feita pela arqueologia. Ela foi sepultada há pelo menos 3.700 anos, na Escócia, no   ação de Achavanich, sítio arqueológico onde os ossos foram localizados. Cientistas analisaram o tamanho e o estado da ossada e chegaram à conclusão que a mulher tinha 1,67 m de altura, e entre 18 e 22 anos quando morreu. Já a causa do óbito é desconhecida.
CULTURA BEAKERAva fazia parte da cultura Beaker, uma civilização que viveu na Idade do Bronze, entre 2.900 A.C. e 1.900 A.C., e que tinha como característica a confecção de vasos campaniformes  - arredondados e decorados.  A moça foi encontrada em 1987 por arqueólogos escoceses, em uma cova cavada em rocha dura - algo incomum para o povo, que geralmente enterrava os mortos na terra, com uma estaca ou uma pedra servindo de lápide. 
 - arredondados e decorados.  A moça foi encontrada em 1987 por arqueólogos escoceses, em uma cova cavada em rocha dura - algo incomum para o povo, que geralmente enterrava os mortos na terra, com uma estaca ou uma pedra servindo de lápide. 
CRÂNIO ACHATADO
Primeiro, ele aplicou uma fórmula matemática sobre o volume do crânio, para calcular o formato da mandíbula da mulher, que havia sido destruída pelo tempo. Em seguida, utilizando um programa de computador, Morrison determinou as camadas de músculos  o que ajudou a descobrir a grossura da pele em cada ponto do rosto. 
 
Fórmula Matemática
 
Primeiro, ele aplicou uma fórmula matemática sobre o volume do crânio, para calcular o formato da mandíbula da mulher, que havia sido destruída pelo tempo.Em seguida, utilizando um programa de computador, Morrison determinou as camadas de músculos o que ajudou a descobrir a grossura da pele em cada ponto do rosto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário