sábado, 10 de março de 2012

Cientistas produzem mapa em alta resolução de camada interior da Terra

Projeto financiado pela Universidade Politécnica de Milão, na Itália, e pela Agência Espacial Europeia (ESA) elaborou um mapa global inédito, em alta resolução, de uma zona logo abaixo da crosta terrestre, conhecida como Moho, a partir de observações e cálculos realizados pelo satélite GOCE. Estudar esta camada, situada entre a crosta e o manto terrestre, pode trazer novas pistas sobre a dinâmica do interior da Terra.
A crosta é a camada sólida mais externa do nosso planeta. Apesar de representar apenas 1% do volume da Terra, ela é extremamente importante porque abriga todos os nossos recursos geológicos, como o gás natural e o petróleo.
O estudo, divulgado pela ESA e batizado de projeto GEMMA, melhorou as projeções feitas anteriormente, baseadas em dados de eventos sísmicos e da gravidade, e permitiu pela primeira vez estimar a profundidade da camada Moho em cada parte do mundo, até mesmo em áreas onde não havia dados disponíveis. O projeto é dirigido pelo italiano Daniele Sampietro.
O satélite GOCE mediu o campo de gravidade e a profundidade desta zona com uma precisão sem precedentes, o que permite compreender melhor a circulação dos oceanos, as mudanças do nível do mar e os processos ocorridos no interior da Terra.
MOHO A Moho é uma zona que se encontra entre a crosta e o manto da Terra. É nesta região que ocorrem as mudanças de velocidade das ondas sísmicas. Nos oceanos, ela se encontra entre cinco e oito quilômetros de profundidade, e nos continentes, a Moho está entre 25 e 60 quilômetros abaixo da superfície da Terra. Esta diferença de profundidade é facilmente observável no mapa do projeto GEMMA. Seu nome foi dado em homenagem ao geofísico croata Andrija Mohorovicic, que identificou a existência da camada em 1909.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário