terça-feira, 20 de março de 2012

Gnomo viaja pelo mundo para testar a gravidade

 Kern, um anão de jardim da The Gnome Experiment, viaja pelo mundo com o objetivo de medir a velocidade em todos os cantos do planeta.
Para isso, em cada lugar que Kern chega, o colocam na balança e tiram fotos. O objetivo da experiência é demonstrar que a gravidade terrestre não é exercida com a mesma intensidade em todo o globo terrestre.
Até agora, Kern já visitou Lima, Mumbai, Cidade do México, Durban, São Francisco, Nova Caledônia (no sudoeste do Oceano Pacífico), Sydney e o Pólo Sul. O anão pesava 307,56 gramas quando passou por Mumbai, na Índia. Quando passou pela Antártica, a balança acusou 309,82 gramas. Portanto, qualquer pessoa pesaria mais no Polo Sul do que em qualquer outro lugar do planeta.
Essa diferença de peso acontece porque a terra é achatada nos polos. Por isso, os corpos pesam até 0,5% a mais ou a menos de acordo com o local da superfície terrestre onde a pessoa está.
The Gnome Experiment é um projeto financiado pela Kern & Sohn, um fabricante alemão de pesos de precisão, que queria fazer publicidade de seus produtos. Para isso, a empresa teve a ideia de viajar com o anão e ainda faz experimentos importantes para a física.
Em breve, Kern chegará a Snolab, um centro canadense consagrado no estudo de partículas. O centro está a dois quilômetros abaixo da superfície da Terra, o que faz dele o laboratório mais profundo do mundo. Depois, ele visitará o LHC (Grande Colisor de Hádrons), o maior acelerador de partículas do planeta, no CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), em Genebra, na Suíça.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário