sexta-feira, 16 de março de 2012

Tatu-bola deve ser mascote da Copa do Mundo de 2014

Tatus são animais muito simpáticos com uma visão muito ruim. Dotados de uma casca coriácea, que lembra uma armadura medieval, vagam por aí confiando em seu olfato. Quando sentem algum perigo, param imediatamente! Ficam imóveis, como se estivessem rezando para o predador passar sem avistá-los. Após alguns minutos, o tatu é cauteloso… Vagarosamente coloca o nariz para cima e tenta sentir algum cheiro. Ergue-se devagar até ficar em pé. Então, balança o nariz para a direita, balança o nariz para a esquerda na esperança de captar algum odor suspeito.
Apesar de sua armadura proteger as costas, a cauda e a cabeça, sua barriga fica desguarnecida e, no caso de ataque, os tatus preferem correr ou fugir para o buraco mais próximo. É assim com a maioria dos tatus, mas existe um tatu, endêmico do Brasil, que é diferente.
O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) vive na caatinga e no cerrado onde procura por cupins, formigas, raízes e frutas. Quando se sente em perigo muda rapidamente de forma: curva as costas, coloca a cauda ao lado da cabeça e adquire um formato redondo. Assim, todas as partes que não contam com a defesa da armadura ficam seguras dentro da esfera de proteção. Nada mais propício para a mascote da Copa do Mundo de 2014 do que um animal que se transforma em bola e só existe no Brasil.
Pensando nisso a ONG Associação Caatinga iniciou a campanha “tatu-bola para mascote da Copa do Mundo 2014” . Segundo Rodrigo Castro, secretário executivo da Associação Caatinga, o objetivo da campanha é aliar a paixão do brasileiro pelo futebol à preocupação com o meio ambiente.
O tatu-bola atuaria como espécie bandeira (espécie símbolo da uma causa ambiental). Chamando a atenção para o animal, que se encontra vulnerável segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), é possível conseguir mais apoio para preservar o habitat em que vive. Com isso, outras espécies do cerrado e da caatinga seriam beneficiadas.
Alguns veículos de comunicação anunciaram o tatu-bola como mascote da Copa do Mundo de 2014, mas de acordo com o site da FIFA, o anúncio oficial será no mês de setembro. A onça pintada, também corre por fora.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário