quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial da Água

A água é essencial para a atividade humana em qualquer aspecto. Não vivemos sem. Só para se ter uma ideia do quanto necessitamos dela, o corpo humano é constituído de 70 a 75% de água. Um adulto precisa beber pelo menos de 1,5 a 2 litros por dia e não pode suportar por mais de três dias a ausência. Mas por que a água está envolvida em todos os processos humanos?
A resposta pode ser exemplificada. Um carro, para ser produzido, necessita de 5.600 litros por unidade. Já o computador que você usa em casa ou no trabalho precisou de 1.500 litros de água para ser feito. Ou seja, precisamos dela para tudo. Por isso, evitar o desperdício é importante para que nunca falte água. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de 3,3m3/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender às suas necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa consegue chegar a mais de 200 litros/dia. Há diversas razões para esse desperdício. O banho demorado, a lavagem do carro com mangueira, a torneira derramando água enquanto escovamos os dentes, entre outras, contribuem para esse desperdícios.
Trocando em miúdos: gastar mais do que a ONU recomenda é jogar dinheiro fora e desperdiçar nossos ricos recursos naturais. Dados também da ONU indicam que 4 bilhões de pessoas devem sofrer com a falta de água até 2050. Então, que tal diminuir a conta de água da sua casa e ainda ser um agente da natureza?

Nenhum comentário:

Postar um comentário