quinta-feira, 25 de julho de 2013

Por que parece mais frio do que os termômetros indicam?

O Brasil viveu algumas das mais baixas temperaturas da sua história nesta quarta-feira, 24, mas foi a sensação térmica o que realmente assustou: durante a madrugada, na Avenida Paulista, a sensação era de temperatura negativa (-1). Já na Serra Gaúcha, os habitantes teriam vivido a experiência de passar por nada menos que -16 graus.
        Tudo isso leva a uma questão: como se calcula a sensação térmica? Pode parecer fruto de achismo ou algo baseado meramente na percepção sensorial, mas existe uma ciência por trás do número, que leva em conta dois fatores principais: a temperatura real e a velocidade do vento.
        Para chegar ao número para a Avenida Paulista, por exemplo, o cálculo mais básico pesou o que marcava o termômetro (5,3 º) e o vento no local (4,3 m/s). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica tende a diminuir 1 grau a cada vez que os ventos passam os 7 km/h.
        Porém, existe um teorema mais complexo para medir a sensação com ainda mais exatidão: ST = 33 + (10 √v + 10,45 – v). T – 33 / 22, onde v é a velocidade do vento em km/h e T são os graus em Celsius.
        Por fim, fora do cálculo dos principais institutos de meteorologia do Brasil, outro fator importante para medirmos a sensação é a umidade do ar – o frio úmido tende a afetar mais o nosso corpo que o seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário